Com garrafinhas pets (pichulinhas), ensinar (com repetição) ritmos passo a passo.
No início as crianças deverão imitar, quando tiverem domínio, poderá deixá-los inventar seu próprio ritmo.
O grupo poderá ser dividido em 2 turmas: garrafinhas e flauta doce. Podendo trabalhar melodia e acompanhamento
Sugestão para começar: música Fome e Come de Paulo Tatti
“Não há uma música para criança ou para adulto. Existe o atrativo da história, do tema, da maneira de tratar a canção”
É justamente esse jogo de palavras, ritmos e sons que estimula as habilidades na infância. a música favorece tanto a concentração quanto a percepção do mundo. “As crianças que praticam e ouvem música ficam mais atentas a tudo ao seu redor”, . “Além disso, elas se desenvolvem afetiva e socialmente. Para apreciar a música, é preciso aprender a escutar o outro”. Vale estimulá-los a inventar , interpretar enquanto estão sintonizados em diferentes sons. “É isso que chamamos de escuta ativa”.
O projeto visa ampliar e diversificar a sensibilidade acústica e musical dos participantes, fornecendo meios para explorar os sons que eles produzem.
Através desta aula, todos poderão se familiarizar com os conceitos de forma, volume e sonoridade, desenvolvendo a sua criatividade e coordenação motora, ao mesmo tempo que terão noções de gosto e estética.. Crianças, jovens e adultos poderão conhecer de perto os diversos timbres que os materiais podem produzir, e a harmonia que pode surgir entre eles. Haverá um grande estímulo auditivo e à musicalidade em geral se dá na medida em que elas podem ver na prática os resultados dos seus esforços.
Público-Alvo
Todas as pessoas, incluindo técnicos, educadores e animadores.
TÓPICOS:
Noções de Ritmo
Pausa: O Ritmo é feito de Som e Silêncio
Suprimir e adicionar batidas, Dobrar
Noções de Dinâmica:
Velocidade/Intensidade
Fraco/lento - Forte/Rápido
Acelerando/Ralentando
Tocando em grupo:
Ouvir-se e ouvir o todo
Diálogos: Uníssono, Pergunta e Resposta
Explorando o Instrumento: Bater, raspar, abafar
Explorando mãos, pés
Variando timbres na mesma batida:
Percutindo em diferentes pontos do mesmo instrumento
Usando baquetas diferentes / usando instrumentos diferentes
Nenhum comentário:
Postar um comentário