sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PLANO DE AULA - MUSICALIZAÇÃO X GEOGRAFIA

Objetivos para a melhor absorção da música como recurso pedagógico:

Ø Conhecer melhor cada educando

Ø Desenvolver o senso crítico da criança e atuar em seu emocional

Ø Recurso pedagógico interdisciplinar associado à geografia

Ø Levar as próximas gerações à beleza da música criativa e digna, antes que as pessoas se tornem surdas ou imbecilizadas dada a enorme quantidade de lixo que a mídia vomita na massa.

Ø Transformar as aulas de Educação Musical em Geografia, especialmente nas discussões de temas relacionados ao meio ambiente, sobretudo seus desdobramentos políticos, econômicos, bem como as contradições e os conflitos sociais.

Tema para trabalhar com seus alunos.

Encontre uma música de seu repertório, de sua preferência para trabalhar este tema. Monte um roteiro de aula seguindo o esquema:

A) Nome da música.

SOBRADINHO

B) Autor e Intérprete

Sá e Guarabyra

D) Letra da música.

O homem chega e já desfaz a natureza

Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar

O São Francisco lá pra cima da Bahia

Diz que dia menos dia vai subir bem devagar

E passo a passo vai cumprindo a profecia

De beato que dizia que o sertão ia alagar

O sertão vai virar mar, dá no coração

O medo que algum dia o mar também vire sertão

Adeus Remanso, Casa Nova, Santo-sé

Adeus Pilão, Arcado, vem o rio te engolir

Debaixo d'água lá se vai a vida inteira

Por cima da cachoeira a gaiola vai subir

Vai ter barragem no salto do Sobradinho

E povo vai-se embora com medo de se afogar

E o sertão vai virar mar, dá no coração

O medo que algum dia o mar também vire sertão

Vai virar mar, dá no coração

O medo que algum dia o mar também vire sertão, ah

Remanso, Casa Nova, Santo-Sé, Pilão Arcado, Sobradinho, Adeus, adeus adeus.

E) Idéias a serem trabalhadas.

Homem e natureza ou homem x ecologia:

1) Dividir a classe em equipes ou grupos;

2) Pedir que ouçam a canção "Sobradinho" – Sá e Guarabyra (disco 10 anos "Sobradinho").

3) Mostrar o que se trata a música (Rio São Francisco, que nasce na região Sudeste e deságua na região Nordeste do país, e das conseqüências do represamento dessas águas para a população que vivia nos municípios de Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão Arcado... com a construção de uma barragem no salto do Sobradinho).

4) As equipes deverão discutir:

- Aspectos econômicos, regiões atingidas, benefícios e prejuízos, construção de hidrelétricas.

- Produção desenvolvida pela população local.

- Questionamento dos benefícios e prejuízos que a população local pode sofrer com a Construção de hidrelétricas.

- Ecossistema.

5) Cada grupo deverá apresentar suas conclusões.

6) No final todos cantam junto com a música, podendo ser em CD ou o professor tocando.

Vários trabalhos podem ser desenvolvidos a partir da discussão e análise da música, porém, é importante aprofundar o trabalho, avançando além da mensagem transmitida por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música: “Dança alegre”.