Objetivos para a melhor absorção da música como recurso pedagógico:
Ø Conhecer melhor cada educando
Ø Desenvolver o senso crítico da criança e atuar em seu emocional
Ø Recurso pedagógico interdisciplinar associado à geografia
Ø Levar as próximas gerações à beleza da música criativa e digna, antes que as pessoas se tornem surdas ou imbecilizadas dada a enorme quantidade de lixo que a mídia vomita na massa.
Ø Transformar as aulas de Educação Musical em Geografia, especialmente nas discussões de temas relacionados ao meio ambiente, sobretudo seus desdobramentos políticos, econômicos, bem como as contradições e os conflitos sociais.
Tema para trabalhar com seus alunos.
Encontre uma música de seu repertório, de sua preferência para trabalhar este tema. Monte um roteiro de aula seguindo o esquema:
A) Nome da música.
SOBRADINHO
B) Autor e Intérprete
Sá e Guarabyra
D) Letra da música.
O homem chega e já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar
E passo a passo vai cumprindo a profecia
De beato que dizia que o sertão ia alagar
O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão
Adeus Remanso, Casa Nova, Santo-sé
Adeus Pilão, Arcado, vem o rio te engolir
Debaixo d'água lá se vai a vida inteira
Por cima da cachoeira a gaiola vai subir
Vai ter barragem no salto do Sobradinho
E povo vai-se embora com medo de se afogar
E o sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão
Vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão, ah
Remanso, Casa Nova, Santo-Sé, Pilão Arcado, Sobradinho, Adeus, adeus adeus.
E) Idéias a serem trabalhadas.
Homem e natureza ou homem x ecologia:
1) Dividir a classe em equipes ou grupos;
2) Pedir que ouçam a canção "Sobradinho" – Sá e Guarabyra (disco 10 anos "Sobradinho").
3) Mostrar o que se trata a música (Rio São Francisco, que nasce na região Sudeste e deságua na região Nordeste do país, e das conseqüências do represamento dessas águas para a população que vivia nos municípios de Remanso, Casa Nova, Santo Sé, Pilão Arcado... com a construção de uma barragem no salto do Sobradinho).
4) As equipes deverão discutir:
- Aspectos econômicos, regiões atingidas, benefícios e prejuízos, construção de hidrelétricas.
- Produção desenvolvida pela população local.
- Questionamento dos benefícios e prejuízos que a população local pode sofrer com a Construção de hidrelétricas.
- Ecossistema.
5) Cada grupo deverá apresentar suas conclusões.
6) No final todos cantam junto com a música, podendo ser em CD ou o professor tocando.
Vários trabalhos podem ser desenvolvidos a partir da discussão e análise da música, porém, é importante aprofundar o trabalho, avançando além da mensagem transmitida por ela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário